1 2 3 4

03 setembro 2013

Papo entre Patys: mais autoestima, por favor


Maria tem vergonha das suas pernas, acha-as finas demais. Fernanda tem vergonha do seu peso. Não consegue nem se olhar no espelho. Natália se acha muito baixinha, como se desaparecesse na multidão. Cláudia odeia suas espinhas. Não tem maquiagem no mundo que a faça se sentir bonita. Paula acha feio o seu corpo. Nunca entra na piscina sem uma blusa por cima. Renata não se arruma. Não importa a roupa que use, sempre se acha feia e inexpressiva.

Quem não conhece uma menina que se encaixa bem numa dessas histórias?  Eu conheço várias. Aliás, durante a vida, vou conhecendo mais e mais.

E muitas dessas vezes, que eu esbarrei com uma menina assim, perguntei a mim mesma: “Por que ela não se acha bonita?”, “Por que tanta baixa autoestima?”.

Alguém aqui se atreve a responder essa pergunta? Bom... Eu tenho uma opinião. Acredito que o que vemos na mídia torna-se tão forte em nossa mente, que acreditamos fielmente que aquilo é o bonito e nada mais. Acreditamos que os nossos quilinhos a mais já nos tornam feias. Que o cabelo cacheado, diferente do cabelo lisão da protagonista da novela, deixa a gente fora da moda e sem estilo. Que nunca podemos nos sentir tão bonitas quanto aquela modelo gatíssima estampada na capa da revista.

Tudo isso não passa de uma grande loucura que criamos e cultivamos em nossa cabeça. Por que é tão difícil nos olharmos no espelho e nos sentirmos realizadas com o que vemos nele?

Um dia desses, uma amiga minha estava espantada com a quantidade de “curtis” que deram na sua nova foto de perfil no Facebook. Fui olhar depois. 46 pessoas curtiram a sua foto. Mas o que me deixou perplexa foi ela acreditar que a sua foto não merecia tamanha atenção dos amigos. Ela ainda falou: “Vou tirar. Tô começando a ficar envergonhada, eu não sou tão bonita assim.”.

E essa afirmação dela mexeu com a minha cabeça. Por que ela não é tão bonita assim? Na verdade ela é, ela só não quer acreditar.

Na moral, Patys... quem se acha bonita exala beleza. Porque a beleza está dentro da gente. Nada nos deixa mais lindas do que acreditarmos que somos bonitas.

Quando estamos com a nossa autoestima lá em cima, procuramos nos vestir bem, nos maquiar, cuidar do nosso corpo, do nosso cabelo, nos perfumar, nos paparicar. Gostamos do nosso reflexo no espelho, somos paqueradas e admiradas por homens e mulheres. Porque a mulher sabe como ninguém admirar a beleza da outra.

Esse é o meu recado de hoje, meninas. Mais autoestima, por favor. Não importa o número que você veste, as suas espinhas, a sua altura ou qualquer outro fator que lhe incomode e faça você não ser merecedora de um elogio.

Quem faz você bonita é você mesma. Acredite na sua beleza e lute por ela.  

2 comentários:

  1. Adorei, é sempre bom ler coisas do tipo (:

    ResponderExcluir
  2. Adorei, concordo com tudo!!! Eu sou complexada com tantas coisas em mim, mas não vejo como baixa autoestima, pois isso acho que eu tenho de sobra... rsrs Mas acredito que tem mais a ver com o que vc disse, "padrão de beleza" que nos é imposto... É estranho dizer que tenho complexos com várias coisas em mim, mas tenho autoestima elevada né?!!! rs Mas acho que sou assim, pq acredito profundamente que a beleza vem de dentro, acho que nisso eu sou de bem comigo mesma, não que me ache perfeita, afinal, sou humana e cheia de defeitos na alma...
    Apesar de achar 1001 defeitos em mim, acho que sou feliz comigo mesma, não sei nem explicar... Olha que sou capaz de achar 1 defeito para cada cm² do meu corpo... Mas jamais perco noites de sono por isso, não vejo tanto valor nessas coisas...
    De qualquer forma, ameiiiiiiii seu texto, me identifiquei muito com ele!!!! Beijos e obrigada por nos escrever algo útil...
    Seguindo!
    http://millamirandah.com/
    Fanpage: Milla Mirandah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...